quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mãe vegana na casa dos outros: Argentina

0 comentários
Em primeiro lugar, uma dica amiga: Seu maior inimigo não será a bela Buenos Aires. Serão os aeroportos. Aparentemente, as companhias aéreas e os restaurantes dos aeroportos não entenderam que nem todo mundo come carne. E se sua viagem passar de 4 ou 5hrs (se houver conexões, como a minha) você vai passar perrengue. Assim, seja mais esperto que eu: leve seu lanchinho. 
A  capital porteña é essencialmente carnívora - isso não é exatamente novidade: É um daqueles lugares em que se você diz que não come carne, alguém te oferece frango.  E é claro, existem algumas barbaridades.... como  essa 'vitrine' supostamente convidativa de uma churrascaria na avenida Santa Fé.



(não... isso não é 'de brinquedo. É corpo morto de porco aberto de verdade) Também fiquei triste e chocada quando vi isso. E, alias, peço desculpas por ter postado. Mas é importante saber onde você está se metendo, mesmo  (ainda estou sem entender como ISSO poderia 'apetecer' alguém e abrir o apetite).
Mas Buenos Aires é mais que isso. Pode acreditar. Em primeiro lugar, uma coisa que muito me agradou foi o fato de o menu de massas em todos os lugares trazer a informação -  'com ovos' ou 'sem ovos'. Outra coisa também é a simpatia dos porteños: É só conversar que tudo se resolve. E, aliás,  é bom conversar mesmo... mesmo que você se sinta meio pentelha perguntando tudo. Exemplo fatídico da minha pessoa: Fiquei com vergonha de perguntar o que tinha na pasta no primeiro dia. Comi um molho sabe-lá-deus-do-que (não sei se tinha algum ingrediente de origem animal...e nunca vou saber...) e passei mal 3 dias seguidos. Depois dessa, aprendi que é melhor ser pentelha e perguntar, do que quieta e doente. De novo: seja mais esperto (a) do que eu.
 
Seguem alguns endereços de restaurantes vegetarianos/veganos em B.A.
 
 
 
Naturaleza Sabia - Fica em San Telmo, que é, de longe, o bairro mais charmoso da cidade. é um bairro antigo, com ruas de paralelepípedo, e não é muito longe do Boca e do caminito..... então dá pra juntar os passeios com uma passadinha para jantar lá!
Endereço: Balcarce 958, San Telmo / T. 4300-6454
 
Krishna - Comida indiana. Fica no Palermo Soho um dos lugares mais chiques da cidade (e mais caros também). Mas para quem gosta de curry e um tempero exótico, vale a pena
Endereço: Malabia 1833, Palermo Soho / T. 4833-4618
 
Buenos Aires Verde: Especializada em comida crua. Coisa de chef chiquérrimo, mesmo porque fica em Palermo Hollywood, o chique do chique, meu bem.
Endereço: Gorriti 5657, Palermo Hollywood / T. 4775-9594
 
Mas não é só isso não: Existem muitos restaurantes com menu vegetariano mas que não são APENAS vegetarianos. É procurar com carinho. Um que gostei bastante (e que tem em vários lugares pela cidade, inclusive atrás da recoleta) é EL CLUB DE LA MILANESA, em que todas as opções do cardápio podem ser substituídas por soja. Eu pedi soja com mousse de espinafre... meu deeeeeeeeeeeeeus... de lembrar me dá agua na boca!
 
É como diz o velho ditado: 'seja um viajante, não um turista': pergunte, experiente tudo que pode,  e mesmo que passe mal e eventualmente fique meio verde (como eu fiquei) garanto que a experiência vale a pena. Buenos Aires é linda de viver!!!
Boa viagem :-)
 

domingo, 6 de julho de 2014

Ownnnnnnn....

0 comentários

sábado, 5 de julho de 2014

0 comentários

Eu fiz e deu certo: Minestrone (vegano e sem gluten)

0 comentários
Na verdade, meio certo... como boa marinheira de primeira viagem, queimei o feijão (hihihihi).. então seja mais esperto (a) que eu: fique de olho e coloque bastante água na panela de pressão
Mas que no final ficou uma diliça.... ai ai.... isso  ficou!!!!

Ingredientes:
1 xícara (chá) de feijão-branco

6 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada

2 dentes de alho

2  cenouras cortada em cubos

1 abobrinha cortada em cubos

1 batata cortada em cubos

1/2 xícara (chá) de vagem cortada em rodelinhas

1 berinjela cortada em cubos

1/2 xícara (chá) de repolho ralado

2 tomates sem pele

Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo

Numa tigelinha, coloque o feijão branco e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por 12 horas (ou coloque na panela de pressão por 20 minutos)

Lave a cenoura, o salsão, a vagem e a abobrinha sob água corrente.

Numa tábua, pique os legumes e o tomate italiano. Reserve o tomate.

Numa panela grande com água, com fogo alto, acrescente os legumes na seguinte ordem: a cenoura picada, a batata em cubos, a vagem picada, a abobrinha em cubos e o repolho ralado. Aumente o fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora e 30 minutos. Junte o tomate italiano picado.


Numa frigideira, aqueça o azeite, a cebola e o alho no fogo baixo. Mexa até ficarem dourados. Junte o conteúdo da frigideira com os outros legumes da panela grande.

Escorra a água do feijão branco e lave-o sob água corrente. Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e, quando ferver, abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora ou até que o feijão esteja cozido, porém os grãos não devem estar moles. Escorra a água e reserve o feijão.

Na panela com a sopa, acrescente o feijão e a massa - eu usei massa vegana sem glúten da marca casarão, esse aí da foto ===>


Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva com mais um fiozinho de óleo de oliva e SEJA FELIZ =)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Eu fiz e deu certo: Vegan smoothie

0 comentários
O negócio é tão fácil e tão gostoso que chega a ser covardia. Sério. 


Ingredientes:
2 xicaras de leite de soja
1/2 copo de suco de maçã
2 laranjas lima inteiras
1 banana madura
2 colheres de essência de baunilha 
Cubos de gelo
Adoce a gosto.

Bata todos os ingredientes no liqüidificador até obter uma mistura homogênea. Sirva imediatamente E SEJA FELIZ :-)


domingo, 29 de junho de 2014

Stop the killing. Period.

0 comentários


sábado, 28 de junho de 2014

Eu fiz e deu certo: granola super hippie

0 comentários

Ingredientes:
1 xícara de (chá) de flocos de aveia prensados 
1/2 xícara (chá) de castanhas-do-pará grosseiramente picadas
1/2 xícara (chá) de amêndoas inteiras grosseiramente picadas
1/2 xícara (chá) de castanha de caju 
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres de gordura de coco (mistura de leite de coco e coco ralado sem açúcar)
1/2 xícara de xarope de arroz
1 colher (sopa) de essência de baunilha 
1/4 de xícara damascos secos picados 
1/4 de uvas-passas brancas
1/4 de goji berry orgânica 

Modo de fazer:
Misture a aveia, as castanhas do pará, as sementes de girassol, as amêndoas e a canela em uma tigela grande
Leve uma frigideira pequena ao fogo e aqueça a mistura leite de coco e coco ralado. Acrescente o xarope de arroz e a essência de baunilha (e um dedinho de água). Mexa tudo até mesclar bem e despeje sobre a mistura de aveia. Espalhe por igual numa assadeira. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que fique dourada. Enquanto a granola vai assando, mexa-a delicadamente a cada 15 minutos. Acrescente o goji, as uvas-passas e o damasco e deixe no forno por mais 10 minutos. Retire e deixe esfriar (vai ficar crocante)
A granola deve ser conservada num recipiente fechado por até 2 semanas. 
Coma no café da manhã (com morangos!!) para começar o dia com pé direito e SEJA FELIZ :-) 







quarta-feira, 25 de junho de 2014

Adote um cão velhinho!!! :-)

0 comentários

Como fazer um suco verde :-)

0 comentários

terça-feira, 24 de junho de 2014

Bom dia!!!

0 comentários

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Eu fiz e deu certo: patê de tahine com missô

0 comentários
Esse é pra fazer um quitute gotoso prozamigo durante partidas de futebol e afins :-)

Ingredientes:
1/2 xícara (de chá) de tahine
1/3 xícara (de chá) de água
1/4 xícara (de chá) de missô
Suco de 1 limão
1 dente de alho picado
Uma pitada de pimenta calabresa
2 colheres de cebolinha
2 colheres (sopa) de coentro fresquinho 

Coloque no liqüidificador (ou se você for 'chique-meu-bem', no processador) o tahine, a água, o suco de limão, o alho, a pimenta, o coentro e o missô. Bata por 3 minutos até formar uma pasta uniforme. Transfira pra uma tigela menor e polvilhe a cebolinha. ( também fica gostoso colocar um pouco de cominho em pó)
Coma com palitinhos de cenoura e aipo, torça para o seu time e SEJA FELIZ! :-) 



domingo, 22 de junho de 2014

Feminismo e Especismo

0 comentários
(Esse texto não será nada engraçadinho.... a tia também fala sério. Bom.... às vezes)

 
"Os animais que você come não são aqueles que devoram outros, você não come as bestas carnívoras: você as toma como padrão. Você só sente fome pelas criaturas doces e gentis que não ferem ninguém, que o servem, que o seguem e que são devoradas por você como recompensa de seus serviços" (Jean Jacques Rousseau)"
 
 

 

Recentemente, uma propaganda da Skol dizia "salada com arroz é para elas. Macho de verdade come churrasco e bebe cerveja". Sinceramente....As relações entre feminismo e sexismo vão além do que, à primeira vista, se imagina.
A coisa que mais me causa ASCO nessa vida (sem brincadeira...) e contra o qual eu heeeei de lutar até meu fim, é aquele tipo de pensamento que eu, carinhosamente, chamo de 'pensamento predatório', cujo começo veio com o estabelecimento da sociedade patriarcal em detrimento das sociedades matrifocais e cooperativas do paleolítico. Depois do estabelecimento do patriarcalismo (e não se engane: é ele que reina lindamente nessa sociedade 'moderninha') a força passou a ser questão de sobrevivência, a competição a regra e o mais forte, portanto, o melhor. Foi aqui que a mulher, a terra, os animais e o diabo a quatro passaram a ser tornar 'propriedade' - por que caçarei para essa fêmea se não sei se o filho é meu? (perceba a relação com o 'caçar' ao invés das sociedades coletoras e nômades dos tempos passados) Por que cuidarei da terra se posso competir e tomar à força a terra que eu quiser?
O pensamento predatório, é basicamente, se achar no direito de dominar e objetificar o outro, dos tempos passados até hoje (especialmente se você for homem, branco, rico e for heterossexual). Pode até ser que hoje não nos peguem pelos cabelos - mas a dominação, a competição e a força estão mais vivos do que nunca. E é daí nasce todo tipo de aberração - de exploração sexual da mulher à degradação ecológica. 
Pra mim, esse ser estranho que sou (rsrsrsrs) comecei a ler (e adorar) os lindos textos libertinos anarco-feministas desde cedo, já na adolescência,  e comecei a perceber também as MESMAS relações de poder a cada garfada.  Mas ainda fico estarrecida, de verdade, em  como grande parte das relações sociais, ainda hoje, são baseadas em pura violência. E, pior, pior, pior: aceitas naturalmente. 
Então, só pra deixar claro:
  • Você não tem direito de dominar e maltratar uma  mulher  porque você é homem;
  • Você não tem direito de dominar  e maltratar  uma  criança porque você é adulto;
  • Você não tem direito de dominar (e f....) a natureza porque você é um empreendedor cheio da grana;
  • Você não tem direito de dominar  e maltratar um idoso porque você é jovem;
  • Você não tem direito de dominar e maltratar alguém com menos dinheiro que você,  porque você é rico;
  • Você não tem o direito de dominar e maltratar um homossexual porque você é hétero;
  • Você não tem direito dominar e maltratar alguém de etnia diferente da sua  porque você é branco;
E, finalmente,
  • Você não tem direito de dominar  e maltratar um animal, porque você é humano.
 
 (Para saber mais: leia o prefácio de Rose Marie Muraro em "Martelo das feiticeiras"...é lindo)

:-(

0 comentários



Eu fiz e deu certo: suco verde (detox)

0 comentários
Aparentemente está na moda esse negócio de suco detox. Mas deixemos as anoréxicas midiáticas pra lá...pelamordedeus, hein, gata, ninguém merece se deixar levar por modinhas hollywoodianas.. O suco é uma delícia, é pura saúde e, mais importante, livre de crueldade :-) 

Ingredientes:
1 folha de couve inteira
1 pedaço de melão (pedação....vai sem medo de ser feliz, gata)
1 limão 
1 pedacinho (do tamanho da ponta de um dedo) de gengibre

Modo de preparo:
Corte o melão em pedaços pequenos, e coloque no liqüidificador. Acrescente a couve, o limão, e o  gengibre (se quiser,  uma pedrinha de gelo que eu não coloquei por causa da dona gripe que me pegou). Acrescente também 1 copo de água. Bata tudo no liquificador e SEJA FELIZ :-)



sábado, 21 de junho de 2014

Eu fiz e deu certo: Sopa cremosa de abobrinha e ervas.

0 comentários
 
Ingredientes:
1 1/2 colher de chá de azeite de oliva
1 cebola grande
2 dentes de alho (eu coloquei 3 mas eu sou exagerada kkkkkkk)
450g de abobrinha picada
2 talos de salsão picado
1 batata pequena
1/2 repolho 
Pimenta do reino
Sal a gosto
1 colher de manjericão fresco
1 colher de estragão fresco
2 colheres de cebolinha.
Coentro (muuuuito!!!) :-)

Modo de preparo:
Em uma caçarola alta, aqueça o azeite. Depois acrescente a cebola, o alho e o sal. Junte a abobrinha, o salsão, a batata, o repolho e a pimenta. Cozinhe até os legumes amolecerem.
Só então acrescente água (esse é o segredjinho....) tampe a panela e cozinhe em fogo alto. Depois de levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por mais 30 minutos. Junte o manjericão, o estragão e o coentro. 
Bata no liquificador (ou mixer), salpique a cebolinha e SEJA FELIZ (e quentinho....)



:-)

0 comentários
 
 
 
 
 
Nunca confie em um cozinheiro magricela :-)

9 fontes de proteína de origem vegetal. :-)

0 comentários

sexta-feira, 20 de junho de 2014

10 coisas SENSACIONAIS que todo vegetariano tem que ouvir uma vez na vida

0 comentários
10. Alface também é viva, sabia?!!!
09. E esses dentes caninos, hã?!! São prova de quê?!!!!
08. Você não come carne vermelha, nem frango, nem peixe? Você vive do que? Mato?
07. Olha...aquela capivara vive igual a você. 
06. Gripe?! Ta vendo, se você ao menos comesse um bifinho....
05. Dor de cabeça? Tá vendo... Se você ao menos comesse um bifinho.....
04. Cólica menstrual? Tá vendo.... Se você ao menos comesse um bifinho....
03. Unha encravada? Tá vendo... Se você ao menos comesse um bifinho.....
02. Ah, vai... Duvido que você não coma um Mc Donald's quando ninguém está olhando. 
01.Mas nem atum?!

'Why can't we give love that one more chance?'

0 comentários












Bem isso.

0 comentários




E um salgadinho de bacon também :-(

Eu fiz e deu certo: Sopa de espinafre

0 comentários
Alguém já viu o Popeye pedir bife pra ficar forte? Coma espinafre e seja FELIZ =)

Ingredientes:
 
1 maço de espinafre
4 batatas médias
1/2 litro de leite de soja 
100 g de queijo tofu 
2 colheres de óleo de oliva
3 dentes de alho
Sal a gosto
 
Modo de preparo:
Em uma panela, com pouca água, cozinhe as batatas lavadas, descascadas e cortadas em pedaços médios
Antes de terminar o cozimento, acrescente as folhas do espinafre bem lavados e cozinhe mais um pouco
Coloque no liquidificador (ou passe no mixer) as batatas, o espinafre e a água do cozimento
Acrescente o leite de soja e o tofu e bata até virar um creme
Refogue o alho triturado no azeite e jogue por cima o creme batido
Tempere a gosto e deixe ferver, mexendo sempre para não grudar na panela
 
 

I heart piggies.

0 comentários

Nunca.

0 comentários

Da série: Os porquês.

0 comentários
 Earthlings (Terráqueos).
Sei que não é fácil assistir. Mas fechar os olhos para o sofrimento que você ajuda a causar é aumentar a crueldade a que são submetidas essas pobres criaturas.
ABRA OS OLHOS, TENHA CONSCIÊNCIA DO QUE FAZ E ASSUMA SUAS ATITUDES.
 
 

Eu fiz e deu certo: Chocolate quente cremoso

0 comentários
Essa é para ficar no glu-glu dos dias deliciosamente frios, assistindo um filminho e comendo pipoca com o seu baby. E o negócio é tão fácil de fazer que dá até vergonha postar como 'receita'. Chá pra lá. Fica bom de mais.
 
 
Ingredientes:
-2 xícaras de leite de soja
-4 colheres de cacau em pó
-1 colher de amido de milho
 -Canela em pó a gosto

Modo de preparo:
-Bata no liquidificador o leite, o cacau e o amido.
-Leve a mistura ao fogo (baixo) até ferver.

-Coloque em uma caneca e polvilhe canela em pó em cima.

Alô, alô Brasília

0 comentários

:-)

0 comentários

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Eu fiz e deu certo: Chili Vegano

0 comentários
Em homenagem à rica cultura mexicana, segue a receita de chili vegano para bigodón nenhum botar defeito: Ai ai aaaaaai!!!!!

Ingredientes

Serve: 12 

  • 1/2 xícara de feijão vermelho, deixado de molho durante a noite
  • 1/2 xícara de feijão branco, deixado de molho durante a noite
  • 1/2 xícara de lentilha, deixada de molho durante a noite
  • 1 kg de tomate, picados
  • 6 xícaras de água
  • 3 pimentas verdes, picadas
  • 1 xícara de cogumelos frescos, picados
  • 1/2 xícara de pimentão verde picado
  • 1/2 xícara de pimentão vermelho picado     
  • 1/2 xícara de vagem limpa e picada
  • 1/2 xícara de aipo picado
  • 1/4 cebola, picada
  • 1/4 cebola-roxa, picada                  
  • Pimenta chili e primenta do reino em pó a gosto
  • Alho desidratado a gosto
MODO DE FAZER:
Preparo: 20mins  ›  Cozimento: 4horas    
  1. Escorra e lave o feijão vermelho, o feijão branco e a lentilha. Ponha os feijões e a lentilha em uma panela e cubra-os com água. Leve a panela ao fogo. Cozinhe em fogo médio por 1 hora, ou até que estejam macios.
  2. Enquanto os feijões cozinham, coloque o tomate e a água em uma panela grande em fogo alto e deixe que fervam. Em seguida, abaixe o fogo e deixe a panela destampada durante 1 hora no fogo ou até que os tomates comecem a se desmanchar.
  3. Misture o tomate cozido com os feijões (vermelho, branco e lentilha). Acrescente a pimenta verde, o cogumelo, o pimentão verde, o pimentão vermelho, a vagem, o aipo, a cebola e o tofu. Tempere com o sal, com a pimenta-do-reino, com a pimenta chili e o alho desidratado a gosto. Deixe a panela no fogo baixo até que o chili esteja na consistência desejada.
  4. Coma com uma batatinha...YUMI!!!!


A que viemos

0 comentários
Há tempos tenho vontade de criar um espaço para trocarmos idéias sobre veganismo (nem sei muito bem como .... Já que eu mal tenho tempo de fazer xixi :-o)
O fato é que o amor aos animais é um negócio tão importante na minha vida que não conseguia mais ficar protelando: o cuidar. Cuidar dos meus, cuidar do planeta (siiiiim) cuidar da minha saúde (que , aliás, anda bem schewvess, pra ser honesta), cuidar dos bichinhos. 
É bom esclarecer que não sou, nem de longe,  especialista em saúde ou nutrição, cozinheira profissional, bióloga, veterinária, ou qualquer coisa queime autorize a falar profissionalmente. Ao contrário: sou uma cidadã preocupada com o futuro, uma entusiasta pelos animais e pela vida e minha intenção é aprender a cada dia e também contar o que aprendi por aí. Veganemo-nos! 

 

A casa da mãe vegana Design by Insight © 2009